Como escolher seu filhote

  Pra se fazer uma boa escolha do filhote,é preciso saber onde comprar e se vc realmente está pagando o que vale.Veja as diferenças:

Particular:Já foi o tempo em que comprar de particular,era bem mais barato e garantia de cães bem cuidados e de boa qualidade.Hoje temos preços iguais ou superiores a filhotes de campeões,muitos não registram e não dão garantia dos filhotes,pegam seu dinheiro e não entregam os cães,pois não sabem despachar pra outros estados ou não tem filhotes pra entregar,acasalam cães sem conhecer a raça.Na pratica isso funciona assim:

  A maioria,acasala os cães,só por terem pedigree da mesma raça,não sabem identificar boas e más característica dos cães,como tamanho e pelagem adequada pra raça,bom caráter,SAUDE,se é um animal tipico,em fim.BOM PEDIGREE,NÃO QUER DIZER BOA QUALIDADE do indivíduo.Acasalar cães,deve ser feito,por quem tem conhecimento de causa e sabe identificar um animal de BOA qualidade.Consegue perceber a diferença dos cães abaixo?O que vc prefere ter em casa?

                                       Cane Corso



                                                             
                                                                                                                                                                                           
                                                              Spitz Alemão




 
             
                                                                 
                                                               Yorkshire



                                                                        
      Os filhotes acima  foram tingidos,pra ficarem semelhantes a Yorks. Note:nenhum cão é tão fora do padrão,a ponto de não parecer a raça de sua escolha,se isso está acontecendo,é indício de mistura de raças.                                                                                                                                             
                                                   

Criador: tem site,perfil em redes sociais,onde podemos buscar referencias do mesmo,registro no Kenel Club.Vc recebe o filhote de sua escolha,vacinado,vermifugado,registrado,chipado ou como descrito no contrato e com garantia.

Pet shop,canis revendedores e atravessadores de filhotes: vc não sabe de onde vem estes filhotes,se os pais são realmente saudáveis,se são da raça que vc esta adquirindo.Em compras feitas pela internet,vc corre o risco de pagar um filhote e receber outro,pois muitas fotos são roubadas de outros criadores,e não dos filhotes disponíveis.Tem garantia em contrato,mas o valor chega a ser o triplo do pago em um canil.A diferença do canil revendedor,que eles tem alguns cães,mas também revendem filhotes e dizem que são de seus cães.Quando vc compra cães sem conhecer a origem,pode está adquirindo um filhote mantido como os cães da foto abaixo e o risco de doenças e de adquirir animais problemáticos,é muito grande.
 

Antes de comprar,o que realmente vc tem que saber:                                      
 *Seu cãozinho vai precisar ser educado por vc,pois a maioria das vezes o adestrador,não é a solução.Tem paciência????                                                *Existem raças,que tem vários problemas de saúde.É uma destas raças que vc quer levar pra sua casa????Tá disposto a bancar tratamentos ou vai dizer que a culpa da sua compra é do criador????                          *Produtos Pet,na sua grande maioria,é comercio,na pratica,a maioria dos produtos disponíveis no mercado,seu cãozinho não precisa.Vc sabe o que seu animal realmente vai precisar????                                       *Geralmente,viajamos em feriados ou férias da família.Já pensou onde seu cãozinho vai ficar????Se ninguém dispor de tempo pra ficar com o bicho,vc tem condições de pagar um hotelzinho?????                          *Tem um local específico pra abrigar o cãozinho,ou vai tranca-lo em uma caixa de transporte ou gaiola,quando vc não estiver em casa????Antes de fazer isso,pensou se é o certo,ou vai fazer porque muitos estão fazendo!!!!                                                                                                         *Seu cachorro precisa ter contato com outros cães,no mínimo uma vez por semana,após tomar as 3 doses de V8.Vc pode proporcionar isso a ele ou pagar uma creche canina????
*Todo ano,durante a vida inteira do animal,vc terá que vacinar contra a raiva,aplicar uma dose de V8 ou V10 e vermifugar.Vai fazer o certo ou vai levar só pra aplicar a vacina da prefeitura e achar que está bom de mais????? 
Caso não queira fazer o certo,não recomendamos a compra de um cachorro,com certeza,vc terá muitos transtornos e causara infelicidade no bichinho.Saiba,situações de estres,afetam a saúde de qualquer espécie de animal,incluindo os cães.


                               Evite cair em golpes.

   Todo canil é filiado a um Kenel Club da região,a qual possuem site e telefone fixo.Solicite ao criador o telefone,site do kenel e nome do canil que vc pretende adquirir o filhote.Verifique se o mesmo realmente existe e a quanto tempo está em funcionamento(em alguns Kenels,é possível fazer a busca através do site da instituição).Quanto maior o tempo de funcionamento,mais segura a compra.
  Outra dica importante,pesquise no Google ou no Youtube,a disponibilidade de material do canil.Se não existir,pense na possibilidade de procurar outro local.Saiba,preços MUITO altos não quer dizer boa qualidade,pode ser que vc esteja pagando 3 ou 4 sócios na mesma ninhada,então,siga as dicas.

*Cães,independente de raça,TODOS são carinhosos,companheiros,brincalhões,não existe raça melhor ou pior,e sim o mais adequado pra vc.E outra,TODAS as raças tem seus pontos negativos,o importante,é saber se vc sabe e está disposto a driblar estas características e se os pontos negativos,não superam os positivos.Muitas das vezes,se vc não disser a raça que procura,e só descrever o perfil,tenha certeza que vc acabará levando outra raça pra sua casa.

*pense em quanto vc pode gastar,pra manter o animal em boas condições.Tem raças com diversos problemas de saúde.Cães grandes e gigantes,podem consumir até 3 kg de ração Super Premium por dia.

*escolha o filhote pelo caráter,pois não vamos conviver com a aparência do animal,e sim com o jeito.

*verifique os pelos próximo ao rabinho(mais visível em cães de pelo longo),se perceber que a pelagem do filhote esta suja de fezes,NÃO COMPRE.Pode ser indício de alguma doença grave.Os pelos devem estar limpos.

*pra viver em ambiente interno,prefira raças que variam de 1,5kg a 8 kg,pois o que determina o volume de urina e fezes,é o peso do animal,não a altura.Pode parecer pouco,mas dependendo do porte do cãozinho,1 kg a mais de peso nele,pode ser como 5 kg a mais na gente.

*tem raças difíceis de educar.Pense no seu tempo disponível e se realmente tem paciência pra educar um filhote com este perfil.Caso não tenha,de preferencia a uma raça menos dominante.Vocês terão uma convivência bem mais agradável.

* pesquise em redes sociais,se a raça de sua escolha,é destrutiva.Se vc não quer móveis,objetos e até paredes estragadas,procure outra raça.Saiba,tem gente que não liga em ter um cãozinho estragando tudo,pense no que é adequado PRA VOCÊ.

*cães são animais de matilha,independente da raça,não gostam de permanecer muito tempo sozinhos.Note:a sua companhia,nunca vai substituir a de outro cachorro.

*nem todas as raças de porte pequeno são ideais pra viverem em ambiente interno.

*não compre cães de porte grande,caça ou pastoreio pra viver em locais que não disponham de bastante espaço.

*não escolha seu novo amigo apenas pela cor ou modismo,escolha a raça que mais se enquadra dentro das suas espectativas.

*raças da moda,tendem a ter MUITOS problemas genéticos ou de misturas,devido a quantidade de gente sem conhecimento promovendo acasalamentos visando lucro.

*quais os pontos fracos da raça escolhida(cuidados específicos com a pele,pelagem,olhos,saúde,convive bem com outros cães,é teimoso,precisa de alimentação diferenciada ...)

*são poucas características de caráter que a raça traz.As mais comuns pra TODAS são:grau de atividade,inteligencia,o quanto late,dominancia e tendencias a timidez.A maioria das outras características,vem do ambiente e condicionamento oferecido pro animal. 

*cães de trabalho(guarda de propriedade,rebanho,caça,etc) devem ser comprados de criadores que utilizam os pais do filhote na função.

*pessoas que tem problemas com cães pequenos,não é indicado comprar um grande,independente de raça.

*dentro da mesma ninhada,todos os filhotes tem o caráter diferente,por isso informe ao criador qual a finalidade da compra,para que ele oriente qual o filhote mais adequado pra sua família.Caso perceba que o criador não esta capacitado pra te orientar,procure outro canil.

*verifique as condições que o criador mantem seus cães(espaço,higiene,alimentação e interação).Caso não estejam mantidos em boas condições,não compre,isso estimula o criador a manter seus cães de forma inadequada e o risco de comprar um animal doente é muito maior. 

*procure sempre ver um dos pais do filhote escolhido,se possível filhos adulto dos mesmos cães,isso dará uma noção de como o seu filhote ficara quando adulto.

*não compre cães em criadores que tem várias ninhadas por ano ou sempre tem filhotes disponíveis.A probabilidade de comprar filhotes doentes ou agressivos é muito grande.

*nunca compre cães com pressa.Tem diferença uma criação e outra.Procure conhecer proprietários e criadores.Quanto maior o número de criadores visitados,melhor a escolha,(custo benefício).

*é comum vários criadores afirmarem que seus cães trazem gens de determinadas cores,esta linhagem traz rugas entre outras características.Muitas das vezes estes gens que o criador diz que seu filhote traz,é recessivo,e mesmo acasalando este cãozinho,nunca teremos filhotes com aquelas características desejadas(cor diferenciada,bastante rugas...).Se a nossa intenção é ter um pet,a maior preocupação,deve ser com o indivíduo que estamos levando,se é ou não adequado pra nossa família e se está saindo do canil,saudável.

*conheça o padrão da raça escolhida,mais vale fazer uma boa escolha do filhote e de seus pais,independente de valor ou linhagem

* não tem como qualquer criador garantir que o filhote escolhido não terá nenhuma doença genética(são catalogadas mais de 400).Criadores idôneos,mantem os portadores fora de reprodução.

*para quem busca cães de trabalho,não é indicado adquirir cães de linhagem de conformação,pois priorizam só a estética e no Brasil,a maioria destes cães não são submetidos a testes de temperamento.

*FAÇA CONTRATO NA HORA DA COMPRA.Não é porque o canil tem títulos em exposições que se trata de pessoas idôneas.O contrato garante os direitos do comprador,pois tem muitos criadores que falam o que você quer ouvir,garantem a venda,não entregam o filhote na data combinada,não entregam pedigree,ou vendem animais que não estão em condições de serem comercializados.

*antes de retirar o filhote,solicite o nome das medicações que o mesmo tomou no canil e qual o motivo da medicação.Alguns medicamentos,é pra tratamento de problemas genéticos,por isso,também consulte um veterinário pra se informar melhor.

*quando for retirar o filhote,verifique se o mesmo possui carteirinha de vacina carimbada por um veterinário responsável,onde constará o CRMV e verifique a data de validade da vacina.Se não estiver correta,não leve o filhote.

        Esperamos que estas dicas auxilie os novos tutores a fazer uma boa escolha.

                                         Boa Sorte!!!!!